ESCOLA:
TEMA: Higiene
TURMA:
PROFESSOR (A):
PERÍODO: ?/?/201? - ?/?/201?
INTRODUÇÃO
A
faixa etária correspondente as crianças da educação infantil envolve a
conquista de uma certa autonomia, trata-se da época em que ocorre o controle dos esfíncteres, desta forma consolidar os hábitos de higiene
faz-se necessário também no âmbito escolar.
Assim,
busca-se neste projeto trabalhar a higiene corporal, especificando a
necessidade de lavar as mãos, escovar os dentes, haver cuidados com os cabelos
e as unhas, bem como de se tomar banho diariamente.
JUSTIFICATIVA
O referido tema será abordado devido
a necessidade de se retomar e consolidar os hábitos de higiene das crianças
visando lhes proporcionar o gosto por estar limpo e ter uma imagem agradável de
si mesmo e para com os outros.
OBJETIVO GERAL
- Promover e consolidar hábitos de higiene.
OBJETIVOS ESPECÍCICOS
- Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora para pintura e colagem.
- Estimular a atenção e a concentração.
- Apresentar a importância da escovação dos dentes sempre após as refeições.
- Conceituar a relevância dos cuidados com: nariz, orelhas, unhas e cabelos para a manutenção da saúde e promoção do bem estar.
- Consolidar o conceito de se tomar banho diariamente.
Atividades
Atividades sobre a escovação dos dentes
(Anexos 1 )
Data: ?
A partir de uma dramatização com fantoches e uma atividade para colorir, pretende-se trabalhar a importância de se escovar
os dentes sempre após as refeições. As crianças podem colorir a atividade com
tinta guache utilizando pincel ou o dedo, com giz de cera ou lápis colorido. Espera-se por meio
desta atividade desenvolver habilidades de coordenação motora e percepção
visual.
Atividade
sobre lavar as mãos (Anexo 2)
Data: ?
Antes de colorir uma atividade ilustrativa
sobre o tema, as crianças deverão ser conduzidas ao banheiro para uma explicação
demonstrativa de “como lavar as mãos corretamente”. A atividade poderá ser colorida
utilizando giz de cera. Espera-se por meio desta
atividade desenvolver habilidades de coordenação motora, percepção visual e
percepção sensorial.
Atividade
sobre cuidados com as orelhas (Anexo 3)
Data:?
Será utilizada como fonte ilustrativa a
atividade para colorir, a fim de se realizar a explicação de como é a maneira
correta de se fazer a higiene das orelhas, frisando que não se deve introduzir
hastes flexíveis (cotonetes) para isso, mas sim nos utilizarmos de uma toalha
preferencialmente após o banho. Posteriormente a isso as crianças colorirão a
atividade com giz de cera, tinta guache, lápis de cor, canetinhas coloridas ou cola colorida. Espera-se por meio desta atividade
desenvolver habilidades de coordenação motora, percepção visual e percepção
sensorial.
Atividade
sobre cuidados com a imagem pessoal (Anexo 4)
Data: ?
Iniciar-se-a a abordagem do tema a partir do
reconhecimento das crianças de sua própria imagem no espelho, em seguida elas serão
penteadas, “maquiadas” e arrumadas para que se percebessem com uma imagem mais
agradável e para compreenderem a necessidade de tais cuidados. Posteriormente deverá
ser realizada uma atividade de colorir a fim de consolidar o conceito trabalhado,
os materiais utilizados podem ser giz de cera, tinta guache, lápis de cor, canetinhas coloridas ou cola colorida. Espera-se
por meio desta atividade desenvolver habilidades de coordenação motora,
percepção visual e percepção sensorial.
Atividade
de consolidação dos conceitos trabalhados ao longo do projeto (Anexo 5)
Data:?
Será realizada uma atividade de colorir e
ligar, a fim de consolidar o conceito trabalhado, ou seja, hábitos de higiene.
Os materiais utilizados podem ser giz de cera, tinta guache, lápis de cor, canetinhas coloridas ou cola colorida. Espera-se por meio desta atividade
desenvolver habilidades de coordenação motora, percepção visual e percepção
sensorial.
METODOLOGIA
O presente projeto se efetiva por
meio de atividades de pintura, colagem, músicas e gestos, que possibilitam a identificação
dos hábitos de higiene pessoal bem como a consolidação destes conceitos. Todas
as atividades são realizadas após a explicação das professoras e com o auxilio
das mesmas.
AVALIAÇÃO
Deve ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades.
Deve ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades.
ANEXO 5 |
ANEXO 4 |
ANEXO 3 |
ANEXO 2 |
ANEXO 1 |
Adorei!!!
ResponderExcluir
ExcluirAmei amei amei seu blog, me ajudou muito
Pesquisas relacionadas:
Atividades colorir higiene e saúde
Projetos sobre Higiene para educação infantil
Atividades dia mundial da saúde
Atividades sobre higiene corporal
Atividades sobre higiene e saúde
Atividades sobre higiene educação infantil
Atividades sobre higiene e hábitos saudáveis
Seu trabalho é maravilhoso. Amei!
ResponderExcluirObrigada por compartilhar esse projeto lindo, o qual irá me ajudar bastante.
Estava precisando desse projeto para trabalhar em minha escola. Gostei muito. Obrigada!
ResponderExcluir\0/... amei o projeto!!! parabéns!!!
ResponderExcluirSeu projeto é maravilhoso!!! Amei
ResponderExcluirPerfeito, muito bom mesmo,
ResponderExcluirAmei seu projeto ele irá me ajudar bastante. muito obrigada
ResponderExcluirmuito obrigado : )
ResponderExcluiradorei muito obrigada...
ResponderExcluirAmei ,esse seu projeto tem ajudado muitas professoras .
ResponderExcluirExcelente projeto!!! Me ajudou bastante. Muito obrigada!!!
ResponderExcluirADOREI SEU SEU TRABALHO, ELE É EXCELENTE
ResponderExcluirParabéns!Ótimo projeto,vou desenvolver com minha turminha G3.
Excluir