Marcadores

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Projeto Higiene para educação infantil

ESCOLA:
TEMA: Higiene
TURMA:
PROFESSOR (A):
PERÍODO: ?/?/201? - ?/?/201?

INTRODUÇÃO
A faixa etária correspondente as crianças da educação infantil envolve a conquista de uma certa autonomia, trata-se da época em que ocorre o controle dos esfíncteres, desta forma consolidar os hábitos de higiene faz-se necessário também no âmbito escolar.
Assim, busca-se neste projeto trabalhar a higiene corporal, especificando a necessidade de lavar as mãos, escovar os dentes, haver cuidados com os cabelos e as unhas, bem como de se tomar banho diariamente.

JUSTIFICATIVA
O referido tema será abordado devido a necessidade de se retomar e consolidar os hábitos de higiene das crianças visando lhes proporcionar o gosto por estar limpo e ter uma imagem agradável de si mesmo e para com os outros.

OBJETIVO GERAL
  • Promover e consolidar hábitos de higiene.
OBJETIVOS ESPECÍCICOS
  • Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora para pintura e colagem.
  • Estimular a atenção e a concentração.
  • Apresentar a importância da escovação dos dentes sempre após as refeições.
  • Conceituar a relevância dos cuidados com: nariz, orelhas, unhas e cabelos para a manutenção da saúde e promoção do bem estar.
  • Consolidar o conceito de se tomar banho diariamente.
Atividades
Atividades sobre a escovação dos dentes (Anexos 1 )
Data: ?
A partir de uma dramatização com fantoches e uma atividade para colorir, pretende-se trabalhar a importância de se escovar os dentes sempre após as refeições. As crianças podem  colorir a atividade com tinta guache utilizando pincel ou o dedo, com giz de cera ou lápis colorido. Espera-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de coordenação motora e percepção visual.
Atividade sobre lavar as mãos (Anexo 2)
Data: ?
Antes de colorir uma atividade ilustrativa sobre o tema, as crianças deverão ser conduzidas ao banheiro para uma explicação demonstrativa de “como lavar as mãos corretamente”. A atividade poderá ser colorida utilizando giz de cera. Espera-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de coordenação motora, percepção visual e percepção sensorial.
Atividade sobre cuidados com as orelhas (Anexo 3)
Data:?
Será utilizada como fonte ilustrativa a atividade para colorir, a fim de se realizar a explicação de como é a maneira correta de se fazer a higiene das orelhas, frisando que não se deve introduzir hastes flexíveis (cotonetes) para isso, mas sim nos utilizarmos de uma toalha preferencialmente após o banho. Posteriormente a isso as crianças colorirão a atividade com giz de cera, tinta guache, lápis de cor, canetinhas coloridas ou cola colorida. Espera-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de coordenação motora, percepção visual e percepção sensorial.
Atividade sobre cuidados com a imagem pessoal (Anexo 4)
Data: ?
Iniciar-se-a a abordagem do tema a partir do reconhecimento das crianças de sua própria imagem no espelho, em seguida elas serão penteadas, “maquiadas” e arrumadas para que se percebessem com uma imagem mais agradável e para compreenderem a necessidade de tais cuidados. Posteriormente deverá ser realizada uma atividade de colorir a fim de consolidar o conceito trabalhado, os materiais utilizados podem ser giz de cera, tinta guache, lápis de cor, canetinhas coloridas ou cola colorida. Espera-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de coordenação motora, percepção visual e percepção sensorial.
Atividade de consolidação dos conceitos trabalhados ao longo do projeto (Anexo 5)
Data:?
Será realizada uma atividade de colorir e ligar, a fim de consolidar o conceito trabalhado, ou seja, hábitos de higiene. Os materiais utilizados podem ser  giz de cera, tinta guache, lápis de cor, canetinhas coloridas ou cola colorida. Espera-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de coordenação motora, percepção visual e percepção sensorial.

METODOLOGIA
O presente projeto se efetiva por meio de atividades de pintura, colagem, músicas e gestos, que possibilitam a identificação dos hábitos de higiene pessoal bem como a consolidação destes conceitos. Todas as atividades são realizadas após a explicação das professoras e com o auxilio das mesmas.

AVALIAÇÃO

Deve ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades.
ANEXO 5

ANEXO 4

ANEXO 3


ANEXO 2
ANEXO 1



14 comentários:

  1. Seu trabalho é maravilhoso. Amei!
    Obrigada por compartilhar esse projeto lindo, o qual irá me ajudar bastante.

    ResponderExcluir
  2. Estava precisando desse projeto para trabalhar em minha escola. Gostei muito. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. \0/... amei o projeto!!! parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Seu projeto é maravilhoso!!! Amei

    ResponderExcluir
  5. Perfeito, muito bom mesmo,

    ResponderExcluir
  6. Amei seu projeto ele irá me ajudar bastante. muito obrigada

    ResponderExcluir
  7. adorei muito obrigada...

    ResponderExcluir
  8. Amei ,esse seu projeto tem ajudado muitas professoras .

    ResponderExcluir
  9. Excelente projeto!!! Me ajudou bastante. Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  10. ADOREI SEU SEU TRABALHO, ELE É EXCELENTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns!Ótimo projeto,vou desenvolver com minha turminha G3.

      Excluir