Marcadores

sábado, 2 de novembro de 2013

PROJETO PEDAGÓGIO "RECONHECENDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS"

ESCOLA:
PROFESSOR(A):
TEMA: Formas Geométricas
TURMA:
PERÍODO: ____/____ -____/____.

INTRODUÇÃO
As formas geométricas estão presentes em todos os elementos que nos circunda fazendo assim parte do no nosso cotidiano e, portanto, torna-se importante apresentar para a criança suas nomenclaturas e características específicas.

OBJETIVOS
GERAL
  • possibilitar o reconhecimento das formas geométricas triângulo, quadrado, retângulo e círculo.
ESPECÍFICOS
  • possibilitar a aquisição do conceito de formas geométricas.
  • reconhecer as quatro formas geométricas triângulo, quadrado, retângulo e círculo.
  • ampliar vocabulário.
  • possibilitar o desenvolvimento das percepções visual, auditiva e sensório-motora.  
DESENVOLVIMENTO
  • ATIVIDADE 1
Mostrar  para as crianças desenhos das formas geométricas quadrado, círculo, retângulo e triângulo e também objetos que nos remetem as estas formas como cubo, cd/dvd, estojo e o telhado, por exemplo, descrevendo suas características e atribuindo-lhes os nomes específicos. em seguida, no papel pedir que relacionem imagens de objetos  as formas apresentadas. (Anexo 1). Trabalhamos com esta atividade as percepções visual, auditiva e sensório-motora, conceitos de formas geométricas, atenção e concentração.
  • ATIVIDADE 2
As crianças deverão com o auxilio da professora recortar formas geométricas, podemos formar grupos e cada um do grupo recorta uma forma, para então sob uma figura de casa impressa encaixar a forma correspondente completando o desenho e expor na sala de aula ou em outro ambiente da escola. (Anexo 2). Trabalhamos com esta atividade as percepções visual, auditiva e sensório-motora, trabalho em equipe, conceitos de formas geométricas, atenção e concentração.
  • ATIVIDADE 3
Imprimir as formas geométricas  quadrado, círculo, retângulo e triângulo e pedir que as crianças preencham com materiais diferentes, podemos preencher o circulo com confetes, o quadrado com lantejoulas quadradas, o triângulo com pedaços de eva triangulares e o retângulo com canutilhos, por exemplo. (Anexo 3). Trabalhamos com esta atividade as percepções visual, auditiva e sensório-motora, conceitos de formas geométricas, atenção e concentração.
  •  ATIVIDADE 4
Explorar a criatividade da criança e dar a elas sucatas para que montes objetos a partir dos conceitos recem adquiridos de formas geométricas, em seguida para registro dar a elas as formas recortadas em papel e pedir que colem formando a "fotocópia" dos objetos que criaram. Trabalhamos com esta atividade as percepções visual, auditiva e sensório-motora, conceitos de formas geométricas, atenção e concentração, consciência estética e criatividade.
 
Lembramos que muitas brincadeiras podem ser feitas ao ar livre e auxiliar na assimilação dos conceitos trabalhados em sala como brincadeiras de roda(circulo) e amarelinha, por exemplo.

ANEXOS




BOA AULA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário